Os acadêmicos do curso de Enfermagem do Campus Floresta, da Universidade Federal do Acre - UFAC realizaram entre os dias 11 a 19 de Maio a VII Semana da Enfermagem, um evento com programação diversificada, elaborada pelos docentes e discentes, em conjunto com entidades parceiras com cursos, mini-cursos, palestras, apresentações de trabalhos científicos, de extensão e atividades culturais, objetivando a divulgação, discussão e reflexão do processo de desenvolvimento social, político e científico do profissional de Enfermagem.

A abertura da Semana da Enfermagem aconteceu no dia 11 de Maio, no Teatro dos Náuas, com uma Mesa Redonda com o tema Valorização Profissional da Enfermagem. Na ocasião foram homenageados a professora Maria José Francalino, a técnica Antonieta Melo e o enfermeiro Gilmar Gilles.

“Na verdade é um evento muito útil para a saúde pública do município e para o enriquecimento científico e do currículo dos acadêmicos, além da confraternização entre os diversos períodos do curso, que normalmente não conseguem se encontrar dentro da universidade, pois a partir do quarto período em diante eles já vão para as unidades da rede básica quanto hospitalar”.
“Com certeza tivemos a participação de muitos acadêmicos, profissionais e pessoas da comunidade que vieram ao Campus para prestigiar a Semana da Enfermagem que encerra com uma avaliação muito positiva”, comemorou a coordenadora.

“Ficamos tristes com a pouca participação de pessoas da comunidade, pois foram apresentadas muitas informações importantes para o cotidiano, mas foi um aprendizado muito bom a apresentação dos diversos painéis, palestras, trabalhos científicos reforçaram nosso aprendizado”.

Jocileide enfatiza que a Semana da Enfermagem deveria ser mais bem aproveitada pelos outros acadêmicos e pela comunidade pela apresentação de experiências, painéis e exposições que deixaram grande aprendizado a avaliou que o curso está sendo concluído de forma boa, pois a maioria dos professores são doutores e mestres e o Campus Floresta cresceu muito com a ampliação dos novos cursos.
“A Enfermagem tem mercado na nossa cidade e agora as pessoas da terra estão se formando para exercer a profissão e contribuir com o desenvolvimento da região. É um curso focado nos problemas da região, como a malária e tivemos um estágio muito bom no Hospital Regional do Juruá, na Maternidade e nas Unidades Básicas de Saúde”.

“A Semana da Enfermagem é de suma importância não só para os acadêmicos, mas também para todos os profissionais da área e a comunidade. Destaco a parte cultura, de cursos e mini cursos e a científica que foi realizada hoje onde os alunos e professores apresentaram resultados de pesquisas desenvolvidas em Cruzeiro do Sul, que engrandecem a comunidade acadêmica e profissional que passam a ter em mãos resultados a partir de experiências vividas e avaliação de dados epidemiológicos muitas vezes coletados, mas não analisados. A partir desses resultados podemos inclusive auxiliar os gestores na elaboração de políticas públicas mais direcionadas para os problemas locais”.
Kleyniane destacou as diversas palestras voltadas para a saúde da mulher – aborto, sexualidade, exames copocitológicos, microbiológicos, gravidez na adolescência – saúde mental e Controle da Tuberculose no Alto Juruá, entre outras.

“Nossa pesquisa fez uma avaliação verificando o funcionamento do programa que apesar de algumas falhas tem conseguido uma boa quantidade de curas, casos notificados, abandono de tratamento e incidência da tuberculose. Foi observado que ainda existem dificuldades, mas apesar de tudo o número de altas por cura é grande, os pacientes tem diminuído o abandono do tratamento e quantidade de curas é grande, apesar de ainda ter que melhorar o programa”.
Fonte_Jornal Voz do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário