Imuniza SUS

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

COREN/PA apoia a Campanha Janeiro Branco em Belém


O Janeiro Branco é uma campanha dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições, promovendo a Saúde Mental e combatendo o adoecimento emocional dos indivíduos e instituições por meio de debates, reflexões, mini palestras, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas, piqueniques, cineclubes, entrevistas à mídia, murais de poesias, distribuição de balões brancos, panfletos, fitas brancas e várias outras formas de ações.
A grande ação da campanha em Belém vai ocorrer no próximo domingo, dia 21, das 8h às 12h, na Praça da República. O evento irá acontecer através de espaços dinâmicos – que terá início com uma caminhada na praça e posteriormente atividades como postura de Yoga para iniciantes, oficinas artísticas para crianças, atividade física ao ar livre, danças circulares, rodas de conversas psicoeducativas entre outras atividades com o objetivo de promover bem estar coletivo – reforçando a importância do debate e do conhecimento da saúde mental como um todo.
A Campanha Janeiro Branco ganhou o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Pará. O conselho entende que esse assunto deve ser discutido abertamente com toda sociedade. Entre as ações previstas estão as intervenções urbanas que tenham como tema central a Saúde Mental, a Saúde Emocional, a valorização da subjetividade humana, a criação de uma cultura da Saúde Mental entre os seres humanos (a nível individual, institucional, social e coletivo), a valorização de políticas públicas em nome da Saúde Mental, a valorização da Saúde Mental no SUS e nas redes públicas e privadas de saúde no Brasil e no mundo. É uma Campanha gratuita, democrática, horizontal e espontânea que começou em 2014 em Minas Gerais.
Hoje a campanha já conta com colaboradores em diversas cidades do Brasil e cada ano mais pessoas aderem a essa causa tão importante. Com a mensagem central: “JANEIRO BRANCO: CUIDAR DA MENTE É CUIDAR DA VIDA”, psicólogos, enfermeiros, psiquiatras, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, pedagogos, acadêmicos de enfermagem juntamente com o apoio da Liga Acadêmica Paraense de Saúde Mental (LAPASME) e Viva Espaço Terapêutico se uniram para realizar a campanha em Belém.
A campanha “Janeiro Branco” é realizada no primeiro mês do ano em varias capitais do Brasil, trazendo o branco como a cor que representa o quadro em branco, ou o papel em branco, no qual se escreve ou desenha uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam promovendo qualidade de vida aos que abraçam essa causa, uma vez que ao se falar de saúde não se pode, de forma alguma, excluir a qualidade da saúde mental.
A comissão organizadora do evento em Belém conta com o apoio do Viva Espaço Terapêutico, Conselho Regional de Enfermagem (COREN-Pa), Casa Azul – Artes e Terapias, Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ), Fortiori – Consultoria em Psicologia e a Clínica de Saúde Mental EMOVERE.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário