Imuniza SUS

quinta-feira, 5 de março de 2020

Comissão discute ajustes finais em resolução sobre Urgência e Emergência


A Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen se reuniu nesta semana, de 3 a 5/3, para discutir a minuta de resolução que vai normatizar a atuação da Enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar. Marisa Malvestio apresentou indicadores da composição e distribuição da força de trabalho em Enfermagem no Brasil e dos atendimentos do SAMU em todos o país, por Estado e Região. Um dos desafios da Comissão é elaborar uma proposta que atenda as características e complexidades Regionais do Brasil.
O subsecretário da Saúde do Espírito Santo, Gleikson Barbosa, foi recebido pela Comissão para compartilhar a experiência do Programa SAMU para todos, que amplia o atendimento pré-hospitalar nos vazios assistenciais no estado. “Apostar no protagonismo da Enfermagem é um dos eixos do programa, que busca qualificar assistência prestada aos pacientes críticos na ausência do profissional Médico”, disse o subsecretário.
“Trata-se de um modelo de ambulância chamada de Unidade de Suporte Intermediário de Vida (SIV), que incorpora tecnologia, equipamentos e qualificação da equipe composta por enfermeiro, técnico de Enfermagem e condutor de Ambulância”, afirmou o subsecretário, acompanhado pelo coordenador da Rede de Urgência e Emergência do Espírito Santo e também membro da Comissão Eduardo Fernando.
O presidente do Cofen, Manoel Neri, destacou a importância da proposta do Suporte Intermediário de Vida para melhorar os serviços de atendimento pré-hospitalar no Brasil. A minuta de resolução será pautada pelo Cofen no transcurso da Reunião Ordinária de Plenária que inicia em Porto Alegre, em 23 de março de 2020.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário