Imuniza SUS

sexta-feira, 27 de março de 2020

Entidades divulgam recomendações para atendimento pré-hospitalar


O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio da Comissão Nacional de Urgência e Emergência, auxiliou na construção de recomendações para prevenir e controlar o risco de exposição e contágio dos profissionais do atendimento pré-hospitalar e durante o transporte de pacientes portadores de COVID-19.
A partir de evidências, experiências já implementadas e lições aprendidas de outros países, o documento apresenta recomendações adicionais para mitigação da exposição ao SARS CoV-2 (causador da COVID-19) no atendimento pré-hospitalar.
“Os profissionais de Enfermagem estão presentes em 100% das ambulâncias de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) que circulam no País. Só no SAMU, são mais de 3.300 unidades. Essas unidades apresentam especificidades em função das características do espaço físico e das condições operacionais de trabalho. São características que conferem risco especialmente maior aos seus profissionais e pacientes, diante de uma pandemia como a do COVID-19”, ressaltou Marisa Malvestio, membro da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen.
Entre as recomendações está a utilização de protocolos pré-definidos em casos suspeitos ou confirmados, notificação prévia das equipes para adequado atendimento, utilização de uniforme e dos EPIs por todos os profissionais, inclusive o motorista.
O veículo de transporte também deve ser devidamente preparado para os referidos casos, assim como a limpeza da viatura após o atendimento.
O texto foi elaborada em conjunto com o Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência - COBEEM, a Associação Brasileira de Medicina de Emergência - ABRAMEDE e a Associação Médica Brasileira - AMB. Acesse os detalhes no documento completo.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário