Imuniza SUS

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

30 países iniciaram vacinação contra COVID

 


Cerca de 31 países já começaram a vacinar suas populações contra o novo coronavírus. Uma Europa marcada por um aumento das medidas restritivas nos últimos dias e que começa a ver uma nova variante do coronavírus se espalhar sobre seu território começou a imunização de profissionais de saúde e idosos neste domingo (27). A aplicação das primeiras doses de imunizantes no Chile, México e Costa Rica na última semana trouxeram esperança a uma América Latina castigada pela pandemia. A Argentina anunciou que começará a imunizar sua população na terça-feira (29), enquanto no Brasil ― referência mundial com seu Plano Nacional de Imunizações ―, o início da vacinação contra a covid-19 ainda é uma incógnita.

Marcado por uma batalha política entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador João Dória na corrida por uma vacina, o Brasil centrou esforços na vacina da AstraZeneca e patinou no desenho da estratégia nacional, correndo o risco ainda de campanhas desarticuladas no país. São Paulo diz que começará sua imunização no dia 25 de janeiro com a vacina do laboratório chinês Sinovac, independentemente do Governo Federal, que estima que a vacinação no país será possível em meados de fevereiro, a depender da aprovação de imunizantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Enquanto isso, o mundo se movimenta para vacinar a maior fatia possível de suas populações rapidamente. O Reino Unido foi o primeiro país do ocidente a aplicar vacinas contra o coronavírus. Depois, Estados Unidos e Canadá também começaram suas estratégias em busca da proteção coletiva contra o vírus. Neste domingo, foi a vez de a União Europeia iniciar uma campanha articulada em vários países, que estrearam suas campanhas com prioridade para imunizar idosos e profissionais de saúde. Leia, na íntegra, reportagem do El País, quais países que já começaram a vacinação contra a covid-19.

Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário