Imuniza SUS

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Boletim Informativo COFEN Dezembro/2020

 


53ª edição – 12/2020

Chegamos ao final do ano, mas não da pandemia. Neste momento de reflexão, parabenizamos os profissionais de Enfermagem pelo compromisso com a vida, por seguir enfrentando seus medos, com coragem e dedicação, evitando o colapso sanitário. Que nossas celebrações sejam pequenas, repletas de amor e cuidado. Que a tecnologia esteja a nosso favor, aproximando as famílias.

Acompanhe, nesta edição, a situação da vacina contra a covid-19, a consulta pública sobre atuação de enfermeiros em pilates, premiação dos programas inovadores desenvolvidos no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS e muito mais.




Politização das vacinas contra a covid-19 coloca em risco os brasileiros

O Conselho Federal de Enfermagem divulgou nota cobrando medidas enérgicas e imediatas para a aquisição de vacinas, com base em critérios técnicos. A atitude hesitante e muitas vezes hostil à ciência, flertando com o negacionismo frente à pandemia, vem contribuindo para uma redução da confiança da população brasileira nas vacinas, situação grave que pode trazer repercussões a longo prazo.

A nota destaca que o Brasil é uma das poucas nações em desenvolvimento com base produtiva e tecnológica para a produção de imunobiológicos e vacinas, contando com centros de excelência como o Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, e o Instituto Butantan, ambos diretamente envolvidos nos esforços globais para desenvolvimento de vacinas contra a covid-19. Saiba mais.



Conselho Federal de Enfermagem publica edital das eleições 2021

O Conselho Federal de Enfermagem publicou no Diário Oficial da União e em jornais de grande circulação, o edital das eleições para compor o novo Plenário do Cofen. O pleito vai ocorrer em 24 de fevereiro, no edifício-sede do Cofen, em Brasília. As inscrições de chapas podem ser protocoladas até dia 21 de dezembro, das 9h às 16h. Saiba mais.

Cofen e OPAS destacam 16 experiências inovadoras em Enfermagem no SUS

O Cofen e a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS) reconhecem como inovadoras 16 experiências desenvolvidas por trabalhadores da Enfermagem no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Conheça as práticas selecionadas pelo Laboratório de Inovação em Enfermagem, que estão aperfeiçoando a assistência de Enfermagem e sua resolutividade. Saiba mais.

Novas gestões assumem os Conselhos Regionais de Enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem realizou a Assembleia de Presidentes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, com a participação das gestões eleitas dos Conselhos Regionais. A reunião discutiu o julgamento de processos éticos e marca a transição de novas gestões nos Conselhos Regionais de Enfermagem. Saiba mais.

Sede do Cofen recebe oficialmente o nome do enfermeiro Ronaldo Beserra

O presidente do Cofen descerrou, durante a Assembleia de Presidentes dos Conselhos de Enfermagem, placa oficializando a homenagem ao enfermeiro Ronaldo Miguel Beserra, conselheiro federal morto pela pandemia de covid-19. “O conselheiro Ronaldo é um símbolo da luta da Enfermagem, que vem enfrentando com muita coragem está pandemia. Ele representa cada enfermeiro, técnico e auxiliar de Enfermagem mortos nesta pandemia”, afirmou a vice-presidente, Nádia Ramalho. Saiba mais.

Cofen realiza consulta pública sobre atuação de enfermeiros em pilates

Está aberta, até 25 de dezembro, consulta pública sobre a minuta de resolução que normatiza a atuação de enfermeiros especialistas na área de Pilates. A normativa determina que para atuar com a reabilitação de pacientes ou instrutor de Pilates, o enfermeiro graduado realize formação mínima de pós-graduação lato sensu (especialização). Saiba mais.

Cofen renova contrato com MPT para fiscalização de estágios

O Conselho Federal de Enfermagem e o Ministério Público do Trabalho renovaram o acordo de cooperação técnica para fiscalização dos estágios nas instituições. Desde 2018, as instituições trabalham em conjunto para fiscalizar as irregularidades nos estágios. Saiba mais.

Inovações em Enfermagem no SUS recebem prêmio do Cofen e da OPAS

O Laboratório de Inovação em Enfermagem, projeto de cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e do Cofen, premiou 16 programas inovadores desenvolvidos no Sistema Único de Saúde (SUS). Respeitando as diretrizes de isolamento social, e com transmissão ao vivo pela internet, a cerimônia contou com a presença do Conass, Conasems, Ministério da Saúde, Ministério da Educação e da Aben. Saiba mais.



Cofen apresenta representação criminal contra Danilo Gentili

O Conselho Federal de Enfermagem abriu representação criminal contra o apresentador Danilo Gentili por postagem ofensiva à dignidade sexual das profissionais de Enfermagem e apologia ao assédio, realizada no twitter. Além da representação criminal do Cofen, o apresentador está sujeito a ações individuais por danos morais, na esfera cível, que podem ser movidas individualmente por profissionais ofendidas. Saiba mais.

Enfermeira luta para não perder guarda do filho por atuar na linha de frente

Decisão liminar concedeu a guarda de uma criança de 7 anos ao pai, sob argumento de que a profissão da mãe, enfermeira, representaria um risco à saúde de seu próprio filho na pandemia. O caso está sendo acompanhado pelo Coren-MT e Cofen, que já emitiu nota destacando “a competência dos profissionais de enfermagem para atuar de forma segura para si e para as pessoas que convivem com eles”. Saiba mais.


Cofen alerta sobre risco de retrocesso na Política de Saúde Mental

O Cofen defendeu, em nota pública, o legado da Reforma Sanitária, frente às discussões sobre revogação de portarias referentes à Política Nacional de Saúde Mental. O modelo de cuidado em saúde mental, pautado na liberdade, inclusão social, respeito e autonomia das pessoas com transtornos mentais/sofrimento mental, precisa ser preservado. As políticas públicas devem ser pautadas em evidências e na ampla participação social. Saiba mais.

Ex-ministros da Saúde se unem em defesa da “Vacina para todos já!”

Artigo publicado por ex-ministros da Saúde critica condução “desastrada e ineficiente” e cobra ampla vacinação. Segundo o documento, o Brasil necessita de um plano sólido, abrangente, que contemple todas as vacinas que consigam registro na Anvisa, sem qualquer tipo de discriminação. E que permita, ao longo do ano de 2021, garantir a vacinação para toda a população brasileira. Saiba mais.

Brasil optou por cobertura mínima na aliança global de vacinas contra covid-19

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou nota cobrando “agilidade e presteza” na compra de vacina contra a covid-19 e na elaboração de um plano nacional de vacinação. Segundo o documento, não é razoável que algumas cidades e estados tenham que lançar mão de estratégias locais de aquisição de vacinas para proteger a população porque o governo federal procrastinou assunto tão importante. Saiba mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário