Imuniza SUS

domingo, 3 de abril de 2022

A pandemia de Covid/19 virou endemia?

 


Apesar de alguns estados, incluindo São Paulo, terem flexibilizado a exigência do uso de máscara e a manutenção do distanciamento social, a pandemia de Covid-19 ainda não acabou.

A opinião de especialistas é que o SARS-CoV-2 vai progredir para se tornar um vírus endêmico, ou seja, que continuará circulando entre nós e causando pequenos surtos em certas épocas. Entretanto, ainda não é possível afirmar que já vivemos a transição de pandemia para endemia.

Um dos principais motivos para a cautela é que a Organização Mundial da Saúde (OMS), organismo responsável por determinar o grau de ameaça de um patógeno, continua classificando a Covid-19 como pandemia.

“Uma pandemia vira uma endemia quando você começa a ter diminuição da circulação do vírus e já não há níveis tão alarmantes como a gente tinha”, explica a diretora do Laboratório de Virologia e pesquisadora do Butantan, Viviane Fongaro Botosso.

Em outras palavras: apesar da queda acentuada no número de contaminações e óbitos por Covid-19 nos últimos meses no país, a doença ainda é pandêmica porque continuamos a ver milhares de casos sendo diagnosticados todos os dias ao redor do mundo.

Fonte_BUTANTAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário