Imuniza SUS

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Cidadãos do Acre já podem ter acesso ao RG digital

 


Os moradores do estado do Acre (AC) foram os primeiros do País a ter acesso à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no formato digital pelo aplicativo gov.br, nesta terça-feira (2). A nova carteira tem número único (CPF) para evitar fraudes e eliminar a possibilidade de pessoas poderem emitir diferentes documentos. 

A CIN é válida em todo o País e aceita legalmente, inclusive no formato digital. A previsão é que Goiás seja o próximo estado a emitir o documento para a população.

Essa versão do documento servirá também como documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ – o mesmo usado em passaportes. Até o momento, o Brasil dispõe de acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios de países do Mercosul. Para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.

Prazo de validade

O prazo de validade varia conforme a idade da pessoa, sendo de cinco anos para crianças até 11 anos e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. Já para a população a partir dos 60 anos, o prazo é indeterminado. 

Quanto ao documento no formato anterior, o prazo de validade segue até 28 de fevereiro de 2023. Depois dessa data, a emissão da nova carteira passa a ser obrigatória.

Como emitir a CIN no Acre

Para emitir a nova CIN, os acreanos devem procurar a Organização em Centros de Atendimento (OCA), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30 (horário local), na rua Quintino Bocaiúva, 299, no centro de Rio Branco. O atendimento é realizado por ordem de chegada. Outras informações sobre a emissão do documento no Acre, podem ser obtidas pelos telefones (68) 3215-2417, 3215-2449, 3215-2451.

Tutorial para emissão da carteira no formato digital.

Nova CIN

A nova identificação foi instituída pelo Decreto nº 10.977, que prevê os procedimentos e os requisitos para a expedição da Carteira de Identidade Nacional (CIN) por órgãos de identificação dos estados e do Distrito Federal.

Fonte_Gov.Br

Nenhum comentário:

Postar um comentário