VACINAÇÂO

VACINAÇÂO
click na imagem

Ministério da Saúde

campanha

campanha
Click na Imagem

terça-feira, 29 de maio de 2018

Câmara Federal celebra Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem


Em homenagem ao Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, comemorado no último dia 20 de maio, a Câmara dos Deputados realizou nesta segunda-feira (28) sessão solene requerida pelo Deputado Hildo Rocha (MDB-MA).

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que é nobre a missão daqueles que se empenham pela melhoria da saúde da população e por minorar o sofrimento dos doentes.

“Técnicos e auxiliares de enfermagem atuam em circunstâncias nas quais a arte de cuidar é exercida no mais alto grau, com maior comprometimento e também com humildade, pois o enfermo é sempre o foco das atenções e é para ele que convergem todas as preocupações e ações realizadas em conjunto dentro da estrutura dos hospitais, centros de saúde e mesmo no atendimento domiciliar”, destacou.



“De fato, são os auxiliares e técnicos de enfermagem que convivem mais diretamente com os doentes, sendo, portanto, extremamente importantes para a sensação de conforto e amparo que cada um deles merece, independentemente da gravidade da situação”, afirmou o deputado Hildo Rocha.

De acordo com Rocha, “poucos profissionais são tão exigidos em sua capacidade de ouvir, de perceber e de interagir com sensibilidade e humanidade com relação ao próximo, daí nosso empenho em prestigiar a categoria, enaltecendo sua atuação e trabalhando por sua valorização profissional”.

PL 2295/00
Durante a solenidade, o deputado Hildo Rocha destacou a necessidade de aprovação do PL 2295/00, originado no Senado, ao qual foi apensado o PL 6091/16 de sua autoria, sobre a jornada de trabalho desses profissionais.

“O nosso projeto de lei, que também estabelece 30 horas para todos os profissionais da enfermagem, tem um período de transição que facilita a aplicação da jornada pela iniciativa privada e também pelo poder público. Trata-se de alterar o dispositivo da Lei 7498, de 1986, que regulamenta o exercício da enfermagem para determinar a jornada máxima de 6 horas diárias e 30 semanais”, explicou o deputado.

20 de maio
O Conselho Federal de Enfermagem editou a resolução 294/04, que institui o 20 de maio como Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Segundo Rodrigo Maia, esse foi um passo importante no processo de valorização de quem colabora de forma decisiva para o êxito do trabalho realizado por médicos e enfermeiros e, com isso, contribui para o avanço continuado da medicina em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário