domingo, 29 de julho de 2018

6º CONATEN debate índice de desemprego dos profissionais de nível médio

A abertura oficial do 6º CONATEN – Congresso Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem foi realizada na manhã do dia 23 de julho, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.

Organizado pela Associação Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem ANATEN, o congresso é um espaço de discussões e aprendizado de interesse dos profissionais de nível médio. A mesa de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: a presidente do COREN/SP, Renata Pietro, o presidente da ANATEN, Tonny Costa, o coordenador-geral do evento, Jefferson Caproni, a representante do COFEN, Rita Chamma, o representante da Comissão Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Cofen, Paulo Murilo de Paiva, e o presidente da Associação dos Servidores do Hospital das Clínicas de São Paulo, Osnir Pereira.
A presidente do COREN valorizou a participação dos profissionais na assistência. “Trabalho em UTI e sei que ninguém faz Enfermagem sozinho. A equipe é composta também pelo técnico e pelo auxiliar, pois sozinho, o enfermeiro não consegue desenvolver seu trabalho”, disse.
Um dos temas tratados na mesa foi o atual índice de desemprego dos profissionais de nível médio. “Temos 8% de profissionais desempregados e precisamos definir estratégias para inserir esses profissionais no mercado de trabalho”, disse Jefferson Caproni.
Tonny Costa se mostrou satisfeito com a grande presença de profissionais de Enfermagem do Brasil inteiro. “Ver esse plenário lotado mostra o desejo dos profissionais em ver a Enfermagem transformada”, disse.
Além da abertura oficial, a parte da manhã teve duas palestras. A enfermeira Cleide Mazuela, membro da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Cofen, falou sobre o tema “Especialização: ferramenta para o desenvolvimento técnico e científico e a Resolução  Cofen 418/2011”. Cleide detalhou aspectos da resolução que regulamenta a especialização dos profissionais de nível médio, e que empodera os técnicos de Enfermagem, porém, nem todos a conhecem. “O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e a especialização é a ferramenta ideal para que os técnicos se destaquem nesse mercado”, enfatizou.
A segunda palestra do evento foi “Um novo rumo para a identidade profissional dos profissionais de Enfermagem”, ministrada pela presidente do coren. Renata traçou um panorama de identidade profissional dos trabalhadores de Enfermagem e como essa imagem foi construída historicamente perante a sociedade. Em seguida, detalhou as características e competências que se espera do profissional de Enfermagem atualmente. “Temos que trabalhar pelo menos cinco grandes competências: cuidado centrado no paciente; interdisciplinaridade; prática baseada em evidências; melhoria da qualidade do atendimento e tecnologia da informação”, disse.

O Conselheiro do COREN/AC e presidente da ANATEN/AC, Joel Queiroz Jr.  falou da expectativa em estar presente no evento e dos desafios em representar o nível médio acreano nas pautas das discussões dos profissionais de Enfermagem do Brasil. “observar as expetativas dos outros estados em transformar a Enfermagem"
A programação do 6º CONATEN continua até quinta-feira (26/7), com palestras, mesas de debates e oficinas sobre temas como imunização, lesões por pressão, atuação da Enfermagem nas políticas de saúde, entre outros.

Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário