Imuniza SUS

terça-feira, 31 de julho de 2018

Prefeitura inaugura Centro de Tratamento para crianças com autismo de Cruzeiro do Sul


A inauguração do CENTRIN - Centro de Tratamento para crianças com autismo de Cruzeiro do Sul ocorreu nesta segunda feira.
O Autismo é um transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança.

Com o novo Centro mais de 70 crianças serão atendidas semanalmente com diversos profissionais como Fonoaudiólogo, Terapeuta ocupacional, Psicóloga, neurologista e neuro pediatra.
O espaço e profissionais será bancado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul e a reforma do local e os materiais adequados para o atendimento foram adquiridos pela ONG Blue Angel, que quer dizer Anjo Azul, criada pelo médico Aldemar Filho que se sensibilizou com a causa após identificar que a filha dele sofria da doença. Com a ajuda de amigos estruturou o CENTRIN.

“A principal motivação foi a minha filha e sendo que no Acre não tem um local para que essas crianças recebam um atendimento necessário então eu quis levar para as crianças o que eu posso oferecer para minha filha”, disse.
De acordo com o Prefeito Ilderlei Cordeiro, hoje Cruzeiro do Sul conta com um Centro de Tratamento para Crianças com autismo que é destaque para a região Norte. “É uma referência para a cidade, para o estado e para a região porque não possui no estado um lugar que possa oferecer um atendimento especializado para nossas crianças”, afirmou.
O funcionário público Waldemar Queiroz tem duas filhas gêmeas com autismo. Ele falou da importância do atendimento específico a essa necessidade especial. “Só vem trazer benefícios para nossos filhos e estamos muito felizes com essa iniciativa louvável”, conta.
Atualmente Cruzeiro do Sul conta com a APA – Associação de Pessoas com Autismo. Segundo o atual Presidente da entidade Peter Roger, o novo Centro atenderá de segunda a sexta feira a esse público. “Para as crianças que não tem o diagnostico fechado vai passar por uma avaliação e fechado vai ser encaminhada para o CENTRIN onde vai ter toda a assistência necessária”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário