Imuniza SUS

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Congresso Nacional do CONASEMS debate 30 anos do SUS


Teve início, na noite desta quarta-feira (25), no Hangar, em Belém-PA, a 34º edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Com o tema “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde”, o evento, que acontece em ano eleitoral, contou com a participação do Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, autoridades locais, especialistas em políticas públicas e terá a presença de candidatos à Presidência da República, com o objetivo de promover o debate sobre as principais propostas dos gestores municipais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Marcado pela comemoração dos 30 anos do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS e do SUS, o evento reúne gestores municipalistas e busca discutir e disseminar conceitos e práticas voltados à qualificação do Sistema Único de Saúde, bem como o delineamento de estratégias a serem implementadas no âmbito dos três entes federados que possam contribuir com o avanço da Saúde.
Durante a cerimônia de abertura o Presidente do Conasems, Mauro Junqueira, destacou a necessidade de ampliação do programa ‘Mais Médicos’, mais investimento nos hospitais de pequeno e médio porte e a revogação da Emenda Constitucional 95.
A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), enfermeira Danielle Cruz, destacou a importância da realização do congresso em Belém e o diálogo da Enfermagem com os gestores do SUS. “A Enfermagem representa mais de 50% da força de trabalho do Sistema Único de Saúde. Apoiamos a mobilização dos secretários municipais de Saúde na defesa e fortalecimento do SUS”, enfatizou.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) é apoiador do congresso e participa da feira “Brasil aqui tem SUS” com estande próprio, em parceria com o Coren-PA.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário