Imuniza SUS

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Informativo COFEN Junho/2018

26ª edição – 6/2018
Ação da Força Nacional de Fiscalização em Alagoas é destaque nesta edição do Boletim “A gente ama Enfermagem”. Criada para reduzir assimetrias e assegurar que todos os conselhos regionais possam cumprir a missão de fiscalizar, a força já notificou irregularidades em 576 instituições.
Confira, nesta edição, as principais notícias da Enfermagem e da Saúde. O Cofen homologou decisões dos regionais que recomendam um piso salarial ético para a Enfermagem. O indicativo não tem poder de impor faixa salarial, mas oferece um parâmetro para negociações em acordos coletivos, contribuindo para a valorização profissional. Saiba tudo sobre o 21º CBCENF, o 6º Conaten, e fique por dentro dos novos pareceres normativos e resoluções.

Força Nacional de Fiscalização notifica 114 irregularidades em Alagoas
Operação da Força Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (FNFIS) notificou 114 irregularidades que afetam o serviço de Enfermagem e podem colocar a população de Alagoas em risco. Problemas como subdimensionamento profissional e ausência de enfermeiro Responsável Técnico (RT) pelo serviço de Enfermagem foram os mais recorrentes. As instituições têm de 15 a 180 dias para apresentarem soluções, conforme a complexidade do caso.
A FNFIS realizou, desde 2015, ações em diversos estados brasileiros, notificando irregularidades em 576 instituições. “Nosso objetivo é assegurar que todos os regionais tenham condições de cumprir sua missão de fiscalizar o exercício profissional, garantindo condições de assistência”, explica o presidente do Cofen, Manoel Neri. Saiba mais.

Partidas de futebol só iniciam com presença de enfermeiro
O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná e a Federação Paranaense de Futebol firmaram termo que obriga time responsável pela organização da partida a contratar e disponibilizar dois enfermeiros para cada dez mil torcedores presentes no estádio. A partir do próximo campeonato profissional, no segundo semestre, haverá multa para os times que não cumprirem a lei. O conselho destaca que a presença desses profissionais é fundamental em eventos esportivos. Saiba mais.
Nova Resolução sobre Resíduos de Saúde busca minimizar riscos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução que trata da regulamentação das atividades que envolvem as etapas do controle de Resíduos de Serviços de Saúde. O documento discorre sobre o manejo, armazenamento, coleta e transporte de resíduos.  Desde 2005, com a publicação da Resolução Cofen 303/2005, o profissional de Enfermagem passou a assumir a coordenação como responsável técnico do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Saiba mais.
São Paulo recebe 6º Congresso Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem
A cidade de São Paulo receberá, de 23 a 26 de julho, o 6º Congresso Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conaten), patrocinado pelo Cofen. Os profissionais terão, ainda, uma oportunidade inédita de troca de conhecimento e experiências em suas especialidades: o 1º Congresso Nacional de Especialidades para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (CNETENF) será realizado durante o 6º Conaten. Saiba mais.
Cofen homologa decisões que recomendam piso salarial ético
O Cofen homologou as decisões dos Conselhos Regionais do Ceará, Paraná e Santa Catarina que recomendam um piso salarial ético aos profissionais de Enfermagem. O indicativo não tem poder de impor faixa salarial, mas oferece um parâmetro para negociações em acordos coletivos. Esta decisão permite que os conselhos regionais de todos os estados discutam e proponham valores compatíveis com a realidade local. Saiba mais.
Auxiliares de Enfermagem poderão registrar suas especializações nos Conselhos Regionais
Auxiliares e técnicos de Enfermagem poderão registrar, gratuitamente, junto aos respectivos conselhos regionais as suas especialidades. O direito foi assegurado pela plenária do Cofen, que aprovou a inclusão dos profissionais na Resolução Cofen 418/2011, que trata sobre os registro de especialização. Saiba mais.
21º CBCENF abre inscrições para congressistas e trabalhos científicos
Maior evento científico anual da área de Saúde na América Latina, o 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos Regionais de Enfermagem (CBCENF), este ano será realizado em Campinas/SP. O evento oferece 6 mil vagas, com inscrições gratuitas. O primeiro lote de inscrições se esgotou rapidamente, com grande interesse dos profissionais e estudantes de Enfermagem. Lote especial para quem deseja apresentar trabalho científico no evento está aberto. Saiba mais.
Curso de Enfermagem é interditado com suspeita de emitir diplomas inválidos
Curso técnico de Enfermagem foi parcialmente interditado no Rio de Janeiro durante a operação “Diploma Legal”, dos policiais da Delegacia do Consumidor. Os agentes descobriram que, além de não ter autorização para funcionar, o estabelecimento mantinha uma parceria ilegal com um colégio para emitir diplomas inválidos. Após interdição, um dos responsáveis pelo curso foi conduzido até a delegacia.  A unidade foi notificada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Educação. Saiba mais.
Em ato de bravura, enfermeira dirige ambulância e salva paciente no ES
Não foi por acaso que o Cofen produziu a campanha “Heróis do Cuidado”. A enfermeira Pabliane Campagnaro deu um exemplo de coragem no Espírito Santo, quando assumiu a direção de uma ambulância para socorrer um paciente no Hospital Geral de Linhares. Com sinais de infarto, o paciente precisava de remoção imediata. Como o motorista da ambulância estava em outro atendimento, os profissionais do plantão tomaram uma decisão rápida: um membro da equipe deveria assumir o volante para salvar a vida do paciente, que graças a essa atitude passou pelos procedimentos adequados e já teve alta. Saiba mais.
OMS lança nova classificação internacional de doenças, a CID-11
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a nova classificação internacional de doenças, a CID-11. Entre as novidades da publicação, está a inclusão do distúrbio de games como um dos problemas de saúde mental, que traz também novos capítulos sobre medicina tradicional e saúde sexual. A CID-11 será apresentada oficialmente em maio de 2019, durante a Assembleia Mundial da Saúde. A entrada em vigor está prevista para 1º de janeiro de 2022. Saiba mais.
Entrega de medicamento em dispensário pode ser feita pela Enfermagem
O plenário do Conselho Federal de Enfermagem aprovou parecer normativo 145/2018, que reconhece a possibilidade de dispensação de medicamentos por profissionais de Enfermagem. O dispensário entrega medicamentos mediante prescrição, não havendo manipulação de fórmula, aviamento de receitas, preparação ou manipulação de drogas. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já determinou que não é obrigatória a presença de farmacêutico em dispensário de medicamentos em hospitais com até 50 leitos.  Saiba mais.
Cofen aprova a criação da Câmara Técnica de Atenção Básica
A criação Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB) vem ao encontro da proposta do Cofen de ampliação das discussões sobre a atenção básica para a Enfermagem, num momento em que a Política Nacional de Atenção Básica está sendo muito discutida pela Enfermagem. As câmaras técnicas têm a finalidade de serem órgãos consultivos e propositivos ao plenário do Cofen, além de fomentar as discussões da qualidade e desenvolvimento da Enfermagem brasileira. Saiba mais.
Enfermeira é a nova superintendente da maternidade da UFBA
O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia esteve presente na posse da nova superintendente da Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sinaide Coelho foi eleita com mais de 70% dos votos de servidores, professores e estudantes. É a primeira enfermeira a ocupar o cargo de superintendente da maternidade desde sua origem, em 1910, e é também a primeira enfermeira a ser diretora de um hospital escola vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Saiba mais.
Cofen entrega Prêmio Anna Nery de Enfermagem
O Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), foi palco da entrega do Prêmio Anna Nery de Enfermagem. É a 6ª edição da homenagem, conferida àqueles que contribuem para o desenvolvimento da Saúde e da Enfermagem. Os contemplados pelo Prêmio Anna Nery de Enfermagem são indicados pelas instituições de Saúde, entidades da Enfermagem, universidades e cursos. Confira os homenageados desta edição. Saiba mais.

Após ação da Força Nacional de Fiscalização, imprensa cobra melhorias da Saúde de Alagoas
As redes GloboSBTRecord, os portais G1Gazetaweb7 SegundosCada MinutoTNH1, e todos os principais programas jornalísticos de Alagoas repercutiram ação da Força Nacional de Fiscalização (FNFIS) do Cofen, que, em parceria com o Coren-AL, realizou uma megaoperação na capital e em Arapiraca, no agreste do estado. O apoio da sociedade é importante para garantir que a adoção de medidas para sanar as 114 irregularidades encontradas.
Enfermagem e obstetrícia são motor dos sistemas de saúde eficazes, destaca OMS
A reunião da tríade formada pelo Conselho Internacional de Enfermagem (CIE), a Confederação Internacional de Parteiras (CIM) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) ressaltou o papel chave dos profissionais de Enfermagem e obstetrícia na obtenção da cobertura sanitária universal e economias fortes. Enfermeiras e parteiras chefes de governos, junto com as três organizações se comprometeram em realizar uma série de ações que contribuem para o fortalecimento em defesa da Enfermagem e obstetrícia. O papel dos enfermeiros na atenção primária também foi destaque em livro lançado em junho pela OPAS/OMS. Saiba mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário