Imuniza SUS

quinta-feira, 7 de março de 2024

Estudo indica pontos fortes e frágeis na cultura de segurança em maternidades


 A segurança do paciente é uma preocupação permanente das equipes de Enfermagem nas instituições de saúde, especialmente durante o parto, período que envolve diversos riscos e vulnerabilidades para a mãe e o bebê. Diante desse quadro, uma cultura de segurança sólida e funcional é essencial para minimizar eventos adversos e garantir a qualidade da assistência obstétrica.

Mas como é na realidade? Para responder a essa pergunta, foi realizado um estudo em duas maternidades de Portugal, com o objetivo de avaliar a cultura de segurança na prática clínica dos enfermeiros obstetras. A pesquisa, intitulada Cultura de segurança na prática clínica dos enfermeiros obstetras, identificou pontos fortes e frágeis que podem auxiliar na construção de um ambiente mais seguro para gestantes e profissionais.

 

Indicadores
A dimensão “trabalho em equipe dentro das unidades” se destacou como o ponto mais forte, com mais de 75% de respostas positivas. Isso indica que a colaboração entre os profissionais é uma prática bem estabelecida nas maternidades pesquisadas.

No entanto, outras dimensões apresentaram resultados preocupantes:

Resposta ao erro não punitiva: a cultura punitiva ainda predomina, dificultando a comunicação aberta sobre erros e a aprendizagem organizacional.

Frequência da notificação de eventos: a subnotificação de eventos adversos é um problema que impede a identificação de falhas e a implementação de medidas corretivas.

Trabalho em equipe entre unidades: a comunicação entre diferentes unidades da maternidade precisa ser aprimorada para garantir um atendimento mais eficaz e seguro.

Apoio à segurança do paciente pela gestão: o estudo indica que a gestão hospitalar precisa se comprometer mais com a segurança do paciente, investindo em recursos humanos e materiais.

Quantidade de profissionais: a falta de profissionais de saúde, especialmente enfermeiros obstetras, sobrecarrega as equipes e impacta negativamente a qualidade da assistência.

 

Futuro
O estudo reforça a importância da avaliação periódica da cultura de segurança nas maternidades. A partir dessa avaliação, é possível implementar medidas para fortalecer os pontos positivos e superar os desafios identificados.

Algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar a cultura de segurança nas maternidades:

– Criar um ambiente de trabalho mais aberto e colaborativo, onde os profissionais se sintam à vontade para comunicar erros e aprender com eles.
– Incentivar a notificação de eventos adversos, sem medo de punições.

– Promover a comunicação eficaz entre diferentes unidades da maternidade.

– Investir na formação continuada dos profissionais de saúde em segurança do paciente.

– Aumentar o número de profissionais de saúde, especialmente de enfermeiros obstetras, para garantir um atendimento mais adequado às necessidades das gestantes.

A construção de uma cultura de segurança sólida é um processo contínuo que exige o engajamento de todos os profissionais da maternidade, desde a gestão hospitalar até a equipe de assistência direta. Ao implementar medidas para fortalecer a segurança do paciente, é possível garantir um ambiente mais seguro para gestantes, bebês e profissionais de saúde.

Para saber mais sobre o estudo, leia o artigo completo.

Fonte_ COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário