O Ministério
da Saúde vai voltar a incluir a vacina de
reforço contra a poliomielite para crianças de
quatro anos no calendário nacional de vacinação. A mudança vale a partir de 3
de agosto.
O
novo esquema de vacinação terá três doses da vacina inativada de poliomielite
(VIP) mais dois reforços. A aplicação será feita em etapas: aos dois, quatro e
seis meses de idade, e reforços aos 15 meses e aos quatro anos.
Até
2024, o calendário previa três doses da VIP e dois reforços com a vacina oral
poliomielite, a
"gotinha". Agora o imunizante é aplicado exclusivamente por
injeção.
As
crianças que não foram vacinadas antes podem receber o imunizante até os quatro
anos, 11 meses e 29 dias. Para aquelas que já tomaram as três doses e um
reforço, a orientação é tomar o segundo reforço aos quatro anos, mantendo um
intervalo mínimo de seis meses entre o primeiro e o segundo.
Quem
começou o esquema vacinal na rede privada e for completá-lo na rede pública devem
seguir o mesmo calendário.
Segundo
nota do Ministério da Saúde, a decisão foi discutida com a Câmara Técnica
Assessora em Imunizações (CTAI), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde
(Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a
Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
A
doença é viral e pode causar paralisia infantil, especialmente nos membros
inferiores. Em casos graves, pode levar à morte. Ela é transmitida por meio do
contato direto com pessoas infectadas ou com água e alimentos contaminados.
O
último caso de infecção pelo poliovírus no Brasil ocorreu em 1989, segundo o
Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI). Em 1994, o país
recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do
seu território.
Fonte _ Folha/SP

Nenhum comentário:
Postar um comentário