Imuniza SUS

quinta-feira, 30 de abril de 2020

LIVE's

Matheus & Kauan

Calcinha Preta

Diante do Trono

Ministério da Saúde e SESACRE

O Ministério da Saúde registrou 85.380 casos de coronavírus e 5.901 mortes da doença no Brasil até as 14h desta quinta-feira (30), segundo informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. Nas últimas 24 horas, foram 7.218 casos novos e 435 novos óbitos. Dos 85.380 casos confirmados, 35.935 estão recuperados (42%) e outros 43.544 estão em acompanhamento.


A Secretaria de Estado de Saúde do Acre - SESACRE comunica que subiu para 19 o número de mortos por infecção de coronavírus no Acre e que, nas últimas 24 horas, 50 novos casos de contaminação pela doença foram registrados, fazendo com que o estado salte de 354 para 404 casosAté o momento, 2.831 casos foram notificados, dos quais 1.770 foram descartados. Outros 657 seguem aguardando análise laboratorialAs informações são do Centro de Infectologia Charles Mérieux, repassadas ao Departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Acre.
Fonte_AgenciaAC

Gabinete de Crise monitora impacto da pandemia de Covid-19


Gabinete de Crise criado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) está acompanhando diariamente o impacto da pandemia de Covid-19 para os profissionais de Enfermagem. O objetivo é colher informações para direcionar as ações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, monitorar os dados epidemiológicos e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em cada estado, dentre outras ações.
Os dados recebidos diariamente pela equipe do Comitê Gestor de Crise do Cofen servem de base para que possam ser feitas recomendações técnicas considerando o cenário atual da pandemia de Covid-19.
“Os dados vão servir de base também para que nós façamos as recomendações técnicas, não só ao presidente do Cofen, mas também aos presidentes de todos os Conselhos Regionais, para que as ações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais estejam sempre embasados em critérios técnicos e em critérios que reflitam o quadro epidemiológico daquele momento”, explicou Walkírio Almeida, coordenador do comitê.
Afim de dar apoio técnico e logístico para as outras entidades, os dados do observatório também são fornecidos para o Ministério da Saúde, as secretarias de saúde, os Conselhos Regionais de Enfermagem, dentre outros.
“O gabinete de crise está junto com a Enfermagem. Atuando, observando como estão as condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem que estão na linha de frente e se as denúncias estão sendo cumpridas”, destacou Eduardo Fernando, membro do gabinete.
Formulário – O Cofen criou um formulário para notificação de casos de COVID-19, para acompanhar melhor a situação da pandemia do novo coronavírus e buscar soluções que reduzam o risco de contágio dos profissionais de Enfermagem.
Para preencher o formulário, acesse o link.
Fonte_COFEN

Prefeitura CZS agora e uso obrigatório de mascara

Cruzeiro do Sul registrou nesta quinta-feira, 30, mais dois casos confirmado de coronavírus. Agora são oito casos confirmados. Por esse motivo, o prefeito Ilderlei Cordeiro decidiu endureceu as regras no município.
A primeira medida é o uso obrigatório de máscaras sob pena de multa de mais de R$ 117. Além disso, os bancos e lotéricas terão sinalizações para marcar a distância de uma pessoa para outra. O projeto de lei será enviado para Câmara de Vereadores na próxima segunda-feira, 4.
“Aquelas pessoas que vêm do seringal, que não tem recursos, o município está doando. Estamos entregando máscaras para a população. Quem não estiver usando máscaras, infelizmente, terá que pagar multa. Estamos lutando por vidas! Não podemos espiritualizar a situação, Deus está no controle, mas temos que fazer nossa parte”, disse o prefeito.

Serviços que viraram aplicativos

Alguns servições que estão disponível aos dicadões na palma da mão.

Justiça Eleitoral

O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.


Ministério do Trabalho
A Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.  Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/

Departamento de Transito
O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito se transformou em um ponto de convergência do trânsito. Muito mais do que uma carteira digital, a CDT carrega serviços e funcionalidades para você ter na sua mão o que você precisar com: +MOBILIDADE +PRATICIDADE +SEGURANÇA


PROCOM
Consumidor.gov.br é o serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. Ele não se confunde com o atendimento tradicional prestado pelos órgãos de defesa do consumidor. Sendo assim, a utilização desse serviço pelos consumidores se dá sem prejuízo ao atendimento realizado pelos canais tradicionais de atendimento providos pelos Procons, Defensorias Públicas, Ministério Público e Juizados Especiais Cíveis.

Prevenção e Controle de Infecção pelo COVID-19




quarta-feira, 29 de abril de 2020

LIVE's

Marcos e Belutti

Teodoro e Sampaio

ALEAC


Sessão Ordinária

Comissão e Constituição e Justiça - CCJ

Sessão Extraordinária
Parlamentares

Antônia Rojas Sales / MDB
dep.antonia.sales@al.ac.leg.br

Antonio Pedro Mendonça / DEM
dep.antonio.pedro@al.ac.leg.br

Cadmiel José Araújo Bomfim / PSDB
dep.cadmiel.bomfim@al.ac.leg.br

Francisco de Oliveira Viga / PODEMOS
dep.chico.viga@al.ac.leg.br

Daniel Queiroz de Sant'ana / PT
dep.daniel.santana@al.ac.leg.br

Edvaldo Soares de Magalhães / PCdoB
dep.edvaldo.magalhaes@al.ac.leg.br

Fagner Calegário do Nascimento / sem partido
dep.fagner.calegario@al.ac.leg.br

Gehlen Diniz Andrade / PP
dep.gehlen.diniz@al.ac.leg.br

Janilson Lopes Leite / PSB
dep.janilson.leite@al.ac.leg.br

Jonas de Souza Lima / PT
dep.jonas.lima@al.ac.leg.br

José Raimundo Barroso Bestene / PP
dep.jose.bestene@al.ac.leg.br

José Luis Schafer / PDT
dep.jose.luis@al.ac.leg.br

Antonio Josenildo Inacio da Silva / PODEMOS
dep.josenildo.inacio@al.ac.leg.br

Juliana Rodrigues de Oliveira / PRB
dep.juliana.rodrigues@al.ac.leg.br

Luiz Gonzaga Alves Filho / PSDB
dep.luiz.gonzaga@al.ac.leg.br

Manoel Moraes de Sales / PSB
dep.manoel.moraes@al.ac.leg.br

Marcus Antonio Cavalcante Lima / PTB
dep.marcus.cavalcante@al.ac.leg.br

Maria Antonia Pinheiro Barbosa / PROS
dep.maria.antonia@al.ac.Ieg.br

Rozimeire Ribeiro Andrade / MDB
dep.meire.serafim@al.ac.leg.br

Edvaldo Almeida de Oliveira / sem partido
dep.nenem.almeida@al.ac.leg.br

Nicolau Candido da Silva Junior / PP
dep.nicolau.junior@al.ac.leg.br

Roberto Duarte Júnior / MDB
dep.roberto.duarte@al.ac.leg.br

Wagner Felipe Gimenes da Silva / PR
dep.wagner.felipe@al.ac.leg.br

Whendy Snanky Praxedes Luciano da Silva Lima / PSL
dep.whendy.lima@al.ac.leg.br

Ministério da Saúde e SESACRE

O Ministério da Saúde registrou 78.162 casos de coronavírus e 5.466 mortes da doença no Brasil até as 14h desta quarta-feira (29), segundo informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. Nas últimas 24 horas, foram 6.276 casos novos e 449 novos óbitos. Dos 78.162 casos confirmados atualmente, 34.132 estão recuperados (44%) e 38.564 estão em acompanhamento. Existem ainda 1.452 óbitos que estão em investigação. Os dados foram apresentados pelo ministro da Saúde, Nelson Teich, durante audiência por videoconferência do Senado Federal na tarde desta quarta-feira (29).



O Acre registra 354 casos de Covid-19, na tarde desta quarta-feira. Na terça-feira, 28, eram 317. Mais 37 pessoas deram positivo como resultado em 24 horas. Os demais casos são de Rio Branco. Até o momento, 2.643 casos foram notificados, dos quais 1.576 foram descartados. Outros 721 seguem aguardando análise laboratorialAs informações são do Centro de Infectologia Charles Mérieux, repassadas ao Departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Acre. O número oficial de mortes pela doença é de 18 pessoas. Outras 114 pessoas tiveram alta médica da doença por não apresentarem mais o vírus no organismo.

Fonte_AgenciaAC

Os profissionais da saúde precisam de mais do que palmas nas janelas


A romantização do trabalho dos profissionais da saúde, expostos na linha de frente do combate ao novo coronavírus, é bonita, mas deve ter limites. Afinal, embora pareçam, eles não são super-heróis e estão adoecendo e morrendo na luta contra a pandemia. Homenagens e aplausos nas varandas confortam o coração, mas médicos e enfermeiros também precisam de valorização real na labuta, afinal exercem uma profissão que não se resume a um sacerdócio.
Falta de equipamentos de proteção individual (EPI), plantões exaustivos, jornadas de trabalho estendidas, distanciamento da família, perda de colegas… Isso é apenas parte do cenário que os trabalhadores da saúde estão enfrentando nesta pandemia, segundo a técnica em enfermagem Ana Miranda. A profissional trabalha no Instituto Dr. José Frota (IJF), um hospital terciário, referência em traumas, que precisou adaptar uma ala para pacientes com covid-19 em Fortaleza – capital de um dos estados brasileiros mais afetados pela pandemia.
Ana sabe bem o que diz, pois acompanha de perto servidores afastados por sintomas respiratórios e pânicos psicológicos consequentes da pandemia. Foi pensando em uma forma efetiva de reconhecimento aos profissionais da saúde.
Ana agradece os gestos de reconhecimento que médicos, enfermeiros e técnicos estão recebendo de parte da sociedade, mas espera que todas as pessoas possam demonstrar valorização de forma mais efetiva. Ela deseja que os parlamentares se empenhem na votação do projeto de lei, votando-o com máxima urgência. E para a população, deixa um apelo:
“Peço encarecidamente à população: não faça o vírus transitar. Ele é invisível, mas é potente. Fique distante hoje para poder abraçar amanhã”, pede. “Nós saímos de casa para o nosso trabalho, para a linha de frente, por vocês. Fiquem em casa por nós, nós não podemos, mas vocês podem”, clama a técnica de enfermagem, que já recebeu o apoio de 24 mil pessoas na campanha pela concessão de 40% de adicional de insalubridade a esses trabalhadores.
A mobilização, em forma de um abaixo-assinado aberto na plataforma Change.org, pede por adicional de insalubridade de 40% a esses trabalhadores durante a crise.
“Cada vez que tomamos conhecimento de um colega afastado, por suspeita ou confirmado [com o novo coronavírus], todos os profissionais sentem. Na realidade ficamos pensando: ‘será que serei o próximo?’. Quando  um colega consegue sair de alta curado, respiramos aliviados, mas quando o colega vai a óbito, todos morremos um pouco”, entristece-se Ana. A técnica em enfermagem já viu colegas irem parar na UTI, em estado grave, e conta que, no último domingo (29), um deles morreu no hospital onde ela trabalha.
A profissional, que integra um sindicato em Fortaleza, monitora a distribuição dos EPIs, como máscaras, avental, óculos de proteção e luvas, nos hospitais, e conta que às vezes os profissionais precisam “improvisar” para driblar a escassez dos equipamentos. “Há carência de EPIs, aí cobramos e a coisa melhora um pouco, depois volta a escassez”, diz. “Muitas vezes improvisam da melhor forma. Contudo, na ala da covid a reclamação maior é da qualidade.”
Ana conta que a rotina é difícil para quem atua na linha de frente. “Os plantões têm sido exaustivos, mesmo com contratação de mais profissionais”, comenta. “O manuseio dos EPIs deve ser bem criterioso, pois aumenta bastante os riscos de contaminação. O uso do material tem que ser racional, por isso ir ao banheiro ou tomar água precisa ser muito pensado.”
A técnica em enfermagem diz que o profissional da saúde tem “grande amor à profissão” e a enxergam como uma missão especial de cuidar das pessoas, mas não esconde o misto de medo e decepção que se abateu sobre eles com a pandemia do coronavírus. “Tememos nos contaminar, tememos muito mais levarmos contaminação para nossos familiares. E quando nos deparamos com pessoas que desnecessariamente continuam ignorando a necessidade do isolamento social, ficamos muito tristes e decepcionados”, fala.
O Ceará, onde Ana atua, já está com 90% dos leitos de UTI ocupados. A capital, Fortaleza, conta com um hospital de campanha e o governador Camilo Santana (PT) requisitou mais dois hospitais privados que estavam desativados. Até esta terça-feira (28), o número de casos registrados no estado já alcançava 403 mortes por covid-19 e 6.918 infectados.
Apesar das dificuldades, a técnica em enfermagem, que exerce a profissão há 28 anos, se diz “presenteada por Deus” com o dom de amar e cuidar das pessoas. Segundo ela, essa missão de “cuidar” gera nos profissionais o sentimento de ser responsável por alguém. “Então, trancamos nosso medo no armário, fingimos que somos fortes e vamos à luta.”
Indo além dos aplausos – O abaixo-assinado de Ana segue aberto, na plataforma Change.org, e reunindo mais assinaturas com o objetivo de pressionar os deputados a votarem o PL. A petição faz parte de um movimento de enfrentamento ao coronavírus, que conta com mais de 200 abaixo-assinados que propõem soluções e alternativas para combate às consequências geradas pela pandemia.
Fonte_COFEN

terça-feira, 28 de abril de 2020

LIVE's

Israel Novais

Jeito Moleque





Ministério da Saúde, coletiva

O Ministério da Saúde registrou 71.886 casos de coronavírus e 5.017 mortes da doença no Brasil até as 14h desta terça-feira (27), segundo informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. Nas últimas 24 horas, foram 5.385 casos novos e 474 novos óbitos.

Situação do coronavírus no Brasil até hoje - 28.04.2020
  • 71.886 diagnosticados com COVID-19
  • 5.017 óbitos (7%)
  • 34.325 em acompanhamento* (48%)
  • 32.544 recuperados* (45%)
  • 1.156 óbitos em investigação
*estimativas sujeitas a revisão.