quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Luta Continua...

Ato Público 30 horas semanais, na esplanadas dos Ministérios pela manhã.

“Nosso grande objetivo de hoje é cobrar do Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, que o PL 2295/00 seja colocado na Ordem do Dia imediatamente. A Enfermagem Brasileira exige a votação imediata e não aceita mais que o PL seja adiado, o que vem acontecendo há, pelo menos, três anos”. Foram com essas palavras que o Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Carlos Neri da Silva, deu início ao Ato Público que reuniu milhares de profissionais de Enfermagem de todo o país.

Em coro de “30 horas Já!”, auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros de todo o país exigiram a colocação na Ordem do Dia e a votação imediata do Projeto de Lei 2295/00 que fixa em 30 horas a jornada de trabalho para a Enfermagem brasileira. A manifestação teve início a partir da Catedral e seguiu até o Congresso Nacional. 

Para Neri, “o envolvimento de diversas entidades sindicais fortalece o movimento e mostra que a luta das 30 horas pertence não somente a Enfermagem, mas a todos os trabalhadores do país”. Neri ressalta ainda que a luta das entidades representativas não tem sido em vão. “Diversas cidades brasileiras, inclusive capitais, já aprovaram projetos de lei sobre as 30 horas”, conclui.

O tesoureiro do Cofen, Antônio Marcos Freire Gomes, enfatizou que a Enfermagem irá pressionar para que a Presidente da República cumpra com a promessa feita durante a campanha eleitoral, em que se comprometeu em apoiar a aprovação da jornada de 30 horas para a Enfermagem brasileira.

Deputados estaduais e federais também estiveram presentes no evento e fizeram questão de prestar todo apoio e pressionar para que o PL 2295 seja incluído na Ordem do Dia. A Deputada estadual do Rio de Janeiro, Rejane de Almeida, lembrou que a luta pela regulamentação da jornada de trabalho já passa de 50 anos e que o movimento tem que se manter articulado para mostrar a sua força.

O Ato Público pelas 30 horas foi uma iniciativa do ‘Fórum Nacional 30 horas Já: Enfermagem Unida por um objetivo’, composto por entidades representativas da Enfermagem- Cofen, CNTS, FNE, ABEn Nacional, Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem, Anaten e CNTSS.

Estiveram também presentes  no evento representantes de diversas entidades da Enfermagem e das centras sindicais- CUT, CTB e Força Sindical, além de parlamentares federais e estaduais. Durante a mobilização, a animação ficou por conta da equipe dos Anjos da Enfermagem.

Ministério da Saúde
Durante a mobilização diversos representantes lembraram das audiências com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e reforçaram o pedido de elaboração de um parecer favorável sobre o Projeto de Lei 2295/00.

Compromisso de Campanha
Os profissionais da Enfermagem também exigiram que o Governo Federal cumpra o compromisso assumido durante a campanha eleitoral em 2010. Na época, a Presidenta Dilma Rousseff e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assumiram o compromisso de apoiar a aprovação da jornada de 30 horas.

Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário