Imuniza SUS

terça-feira, 14 de julho de 2020

Instituto Butantan busca voluntários para teste de vacina contra covid-19



O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, celebrou nesta segunda-feira (13) o início de uma nova fase de testes de uma vacina contra a covid-19: as inscrições com voluntários da área da saúde para os testes. Ao todo, serão nove mil voluntários de cinco estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná), além do Distrito Federal.

Os voluntários devem ter registro em conselho da área de saúde, ter contato com a covid-19 na área de atuação e não ter doença ou condição médica crônica. Caso elegível, a pessoal é encaminhada para análise.

Doze centros de pesquisa em todo o país vão acompanhar os voluntários que vão participar da fase 3 do estudo, desenvolvido em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, que avalia a eficácia na prevenção de casos de Covid-19. Metade vai tomar a vacina e a outra metade vai tomar um placebo — um produto com aspecto similar, mas que não tem o princípio ativo.

Se funcionar e o número de infecções pelo coronavírus entre as pessoas que tomaram a vacina for menor que entre as que usaram o placebo, em setembro já vai ser possível contar com 60 milhões de doses do produto, segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.  A distribuição e a produção de doses só vão ser possíveis depois que os produtos forem registrados pela Anvisa e passarem pela regulação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

A vacina do Instituto Butantan com o laboratório Sinovac Biotech é uma das possibilidades em avaliação no Brasil. A outra foi anunciada em junho pelo governo federal, em parceira com a Universidade de Oxford e com o laboratório AstraZeneca.

Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário