Imuniza SUS

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Wanderson de Oliveira participa de debate com os Conselhos de Enfermagem


O enfermeiro Wanderson de Oliveira, ex-secretário de vigilância em Saúde, participou, na noite de quinta-feira (9), de transmissão ao vivo promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), que debateu “O protagonismo e os desafios da Enfermagem em tempos de pandemia”. A live contou, ainda, com a participação do presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Neri, e da presidente do Coren-PA, Daniella Cruz.

Mestre e doutor em epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com formações realizadas em centros de excelência, Wanderson destacou a importância da qualificação dos profissionais e o papel da categoria, maior da área de Saúde, no combate à pandemia de covid-19. O ex-secretário foi o primeiro enfermeiro a assumir um cargo no primeiro escalão do Ministério da Saúde e se destacou pela excelência técnica durante a pandemia de covid-19.

O presidente Manoel Neri apresentou os principais desafios e ações do Cofen durante a pandemia. Além de estabelecer diretrizes e orientações técnicas, o Conselho tem atuado diretamente no monitoramento da pandemia, por meio do Observatório da Enfermagem, recebimento de denúncias e da coordenação de ações fiscalizatórias realizadas pelos regionais, atuando também junto ao Congresso Nacional e à Justiça Federal para a garantia de direitos.

Daniella Cruz destacou a importância da representatividade política da profissão para o avanço de pautas essenciais para categoria, como o Piso Salarial Nacional, o adicional de insalubridade e regulamentação da jornada. A live integra a programação da Semana da Enfermagem do Coren-PA, adaptada à necessidade de distanciamento social.

Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário