Imuniza SUS

segunda-feira, 9 de abril de 2018

COFEN participa do lançamento do fórum Mais Enfermagem para o Brasil

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou, na tarde de quinta-feira (5/4), do lançamento do fórum “Mais Enfermagem para o Brasil”, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).  João Batista de Freitas e Angelo D’Agostini Junior apresentaram os objetivos e diretrizes do fórum, que busca ampliar o debate qualitativo e quantitativo na Enfermagem.
Tendo como pilares a formação, o escopo de atuação da Enfermagem, a qualidade de vida do profissional de enfermagem e a cidadania, o fórum propõe a interação com os órgãos e entidades ligadas à profissão (Conselhos de Enfermagem, Sindicatos, Associações, Organizações Assistenciais de Saúde e Instituições de Ensino).
O enfermeiro Cláudio Porto representou o Cofen no lançamento, que contou, ainda, com a presença do conselheiro regional Jefferson Caproni, representando o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Cofen-SP).
Dia Mundial da Saúde – O lançamento do fórum integrou a atividades do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. A programação na Faculdade de Saúde Pública da USP teve início com a palestra “Os Profissionais de Saúde e a Promoção da Saúde no SUS”, proferida pelo José Alexandre Weiller, presidente da Associação Paulista de Saúde Pública, e Ana Rosa da Costa, coordenadora executiva do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo.
José Alexandre discorreu de forma sobre a atual situação da Saúde no Brasil, apresentando o quadro catastrófico provocado pelas Terceirizações na Saúde Pública e  indicadores que demonstram a precarização que hoje observamos na área, trazendo graves consequências à Saúde Pública e sérios prejuízos aos objetivos do SUS. Ana Rosa, por sua vez, fez breve relato sobre as atuais políticas públicas de Saúde e o que o Conselho Municipal de Saúde de São Paulo vem fazendo em defesa do SUS. O público de cerca de 100 pessoas, representando diversas instituições participou de amplo debate sobre os caminhos a serem percorridos pela saúde no Brasil.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário