Imuniza SUS

terça-feira, 17 de abril de 2018

Dia Internacional da Hemofilia

O Dia Mundial da Hemofilia celebra-se a 17 de abril.

Origem da data

Esta data é também conhecida como Dia Mundial do Hemofílico.
É desenvolvida desde 1989 pela Federação Mundial do Hemofilia, uma organização sem fins lucrativos que atua em 113 países do mundo e que foi fundada por Frank Schnabel em 1963.
O dia 17 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial da Hemofilia por ser o aniversário de Frank Schnabel. O objetivo deste dia é consciencializar as populações para a hemofilia e para outras desordens sanguíneas.
Neste dia é tradição acender os vários monumentos do mundo com luzes vermelhas, chamando a atenção para as pessoas com desordens sanguíneas.
"Ouçam as suas vozes" é o tema e o lema do Dia Mundial da Hemofilia 2017, para apoiar milhões de raparigas e de mulheres afetadas por disfunções hemorrágicas.

Hemofilia

A hemofilia é uma anomalia do sangue caracterizada por uma demora ou uma falta de coagulação, sendo que a menor ferida pode provocar uma grave hemorragia.
Esta é uma afeção hereditária, transmitida pelas mulheres, que ataca sobretudo os homens. A forma mais comum de desordem é a hemofilia A, presente em 1 de 5.000-10.000 nascimentos masculinos. Já a hemofilia B acontece em aproximadamente 1 de 20,000-34,000 nascimentos masculinos.
Não existe um registo nacional sobre a hemofilia em Portugal, estimando-se que exista um milhar de pessoas com esta doença em Portugal.
Fonte_Calendarr

Nenhum comentário:

Postar um comentário