Imuniza SUS

terça-feira, 10 de abril de 2018

“COREN na Praça” leva assistência de Enfermagem à população Amazonense

Abril é o mês de conscientização e prevenção a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Com o intuito de disseminar a causa e promover o bem-estar e lazer do trabalhador e a comunidade em geral, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), realizou nesse sábado, 7, a ação “Coren na Praça”, em alusão a campanha Abril Verde e ao Dia Mundial da Saúde.

O evento aconteceu na Praça da Polícia, em Manaus, de 8h às 12h. De acordo com a organização do evento, pelo menos 300 pessoas passaram pelo local. Foram oferecidos serviços de vacinação contra sarampo, aferição de pressão, além de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, que foram mais procurados por quem passava pela praça.
A empregada doméstica Luzilene Justino, 36 anos, uma das primeiras a receber atendimento relata que a ação deveria acontecer mais vezes, principalmente nos bairros onde os serviços não são muito acessíveis. Por ter um familiar que contraiu o vírus da hepatite, Luzilene recorreu ao teste rápido, serviço oferecido durante a ação. “Apesar de sempre me prevenir, precisamos o quanto antes identificar as causas das doenças transmissíveis, resolvi fazer o teste por prevenção”, concluiu.
Durante a atividade foram usados 90 kits de testes rápidos, as pessoas já saiam sabendo o resultado. Foram realizados 61 testes de HIV, 61 de sífilis, 61 de hepatite B e C. A maioria dos resultados foi negativa. Houve ainda a distribuição de 3.000 preservativos masculinos e 500 femininos. Quem passou pelo local também recebeu a doação de mudas de plantas.
O industriário Vagner Oliveira, que é doador há 12 anos aproveitou a oportunidade para colocar os exames em dias. “Sou um pouco exigente em relação a minha saúde e indico aos outros que cuide de si próprio, se ame”.
A ação só foi possível porque o Conselho contou com a colaboração e parcerias de Unidades de Saúde, profissionais que voluntariamente se dispuseram a participar. A enfermeira Jucinara Rodrigues da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) parabenizou a nova gestão e a ação promovida pelo Conselho mostrando que a importância da enfermagem é trabalhar nas ações básicas de saúde e prevenção. “Nós não trabalhamos somente com doenças, nosso objetivo principal é colocar para a comunidade que a enfermagem é o ator principal do processo saúde”, completou.
A enfermeira e responsável técnica da clínica de hemodiálise do Hospital Adriano Jorge, Percia Diniz, participou do evento com a missão de divulgar sobre a prevenção em relação a doenças renais. Percia enfatiza que “a prevenção começa com alimentação saudável, práticas de exercício físico, realização de exames periódicos, principalmente da função renal, creatinina”. Em relação ao movimento a enfermeira se disse surpresa. “É uma novidade, durante os 15 anos que tenho de profissão ainda não tinha visto algumas atividades que o Coren está desenvolvendo. Estão de parabéns, tenho certeza que a população vai agradecer”.
O presidente Sandro André Pinto destacou a importância dessa realização do Conselho e os benefícios para a população que merece ser assistida de forma digna. “Fizemos um movimento muito importante mostrando que o Coren está preocupado com a saúde da população amazonense. Foi um evento de grande importância onde pudemos tirar dúvidas da população sobre doenças como diabetes, hipertensão, realizamos testes rápidos, de modo que a população se sentiu muito bem atendida. O Coren está cumprindo seu papel social e acredito que iremos fazer muitas outras campanhas para ajudar nossa população a ter uma saúde física e mental”, finalizou.
Ação em números
Vacinação contra sarampo (99);
Atendimentos (103);
Testes de glicemia capilar (61);
Aferição de pressão (102);
Testes rápidos (75).
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário