Imuniza SUS

sexta-feira, 6 de abril de 2018

COFEN realiza ações de prevenção a acidentes de trabalho no Abril Verde

No mês de abril, são desencadeadas ações em todo o Brasil  para promover a saúde e a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O Abril Verde, capitaneado pelo Ministério Público do Trabalho (CODEMAT /MPT), promove, por meio de parcerias institucionais, ações e debates sobre as problemas ambientais que afetam a saúde e a segurança do trabalhador. A iniciativa tem, pelo segundo ano consecutivo, apoio do Conselho Federal de Enfermagem, com adesão de diversos Conselhos Regionais.
São diversas ações, incluindo iluminação, campanhas gráficas, debates, exibição de filmes, e mudança da cor do site do Cofen. A Biblioteca Virtual de Enfermagem  também participa da iniciativa, com publicação de artigos científicos, documentos, notícias e vídeos sobre o meio ambiente de trabalho.
Lançamento do abril verde no Cofen – Exibição de filme sobre acidentes de trabalho, seguida de palestra do assessor de planejamento Marcelo Persegona, e café com os funcionários oficializou a abertura do Abril Verde no edifício-sede do Cofen, nesta sexta-feira, véspera do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril.
O estresse, a falta de adesão às normas de segurança, esforço excessivo e fadiga estão entre as principais causas de acidentes de trabalho destacadas no documentário. “Especificamente no caso do Cofen, os acidentes de trabalho são administrativos, associados principalmente ao estresse”, afirmou Persegona, que orientou os funcionários a buscarem apoio da Divisão de Gestão de Pessoas, quando necessário. Iniciativas como medição de luz e ruído, e ginástica laboral, contribuem para minimar riscos associados ao trabalho no edifício-sede do Cofen.
#UmGestoDeCuidado – O Cofen desenvolve, desde março, campanha voltada para os profissionais de Enfermagem sobre a depressão e outras doenças da saúde mental que afligem milhares de pessoas no mundo, atingindo profissionais de diversas áreas, especialmente da Saúde. A campanha abriu um diálogo com enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, para mostrar que é possível enfrentar a depressão e outros males e ter uma vida mais saudável.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário