quinta-feira, 12 de abril de 2018

Informativo COFEN Março/2018


 23ª edição – 3/2018
Práticas Integrativas e Complementares têm destaque no boletim “A gente ama Enfermagem”. As práticas integrativas estão inseridas em todos os níveis de atenção à Saúde, a partir de uma visão ampliada do processo saúde–doença e da promoção global do cuidado. O cuidado, em especial o autocuidado, é um dos focos da campanha sobre Saúde Mental do Cofen, que apresentamos nesta edição.
Acompanhe, ainda, os principais acontecimentos da profissão. A OMS emitiu novas diretrizes para grávidas saudáveis. A Justiça negou liminar do CFM contra os consultórios de Enfermagem. Conheça, nesta edição, a rotina e os desafios de enfermeiras que já atuam em consultórios próprios.

Cofen manifesta apoio às Práticas Integrativas e Complementares
O Conselho Federal de Enfermagem anunciou, durante o  1° Congresso Internacional de Práticas Integrativas em Saúde, apoio à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde. As práticas integrativas estão inseridas em todos os níveis de atenção à Saúde, a partir de uma visão ampliada do processo saúde–doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.
Em sintonia com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Cofen reconhece a legitimidade da atuação de categorias profissionais diversas, com ênfase no grande contingente de profissionais de Enfermagem atuantes neste campo.  Saiba mais.

Justiça nega liminar do CFM contra consultórios de Enfermagem
O juiz Eduardo Rocha Penteado negou pedido de liminar em ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) contra a Resolução Cofen 0568/2018, que regulamenta o funcionamento dos consultórios e clínicas de Enfermagem. Realizar consulta de Enfermagem é um direito do profissional enfermeiro, assegurado pela Lei 7.498/86, pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e normatizada pela Resolução Cofen nº 358/2009. Saiba mais.
Atuação nos consultórios de Enfermagem demonstra amplitude da profissão
A consulta de Enfermagem, já prevista e autorizada em legislações anteriores, ganha força com a  Resolução Cofen 568/2018, que normatiza o funcionamento de clínicas e consultórios. A população, em geral, associa a Enfermagem à rotina de hospitais, salas de vacinação e unidades básicas de Saúde. Conheça a rotina e os desafios de enfermeiras que já atuam em consultórios próprios na Bahia. Saiba mais.
Graves irregularidades são encontradas pela fiscalização em Rondônia
Várias irregularidades graves foram encontradas durante operação realizada pela Força Nacional de Fiscalização (FNFIS) e pelo Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia. Falta de profissionais, medicamentos vencidos ou em más condições de armazenamento, profissionais sem inscrição válida no conselho, e estrutura física precária estão entre as irregularidades notificadas.  A operação teve como finalidade verificar questões que impactam diretamente a assistência de Enfermagem e a saúde da população. Saiba mais.
Enfermeiros são “peritos em humanidade”, afirma o papa Francisco
O papa Francisco pronunciou discurso que ressalta o papel fundamental dos enfermeiros na saúde. “Os enfermeiros peritos em humanidade, são promotores da vida e da dignidade das pessoas, da espiritualidade e da assistência religiosa entre os pacientes, de modo amoroso, como Jesus fez com o leproso, que lhe curou e amou com ternura”, declarou o pontífice. Saiba mais.
Parceria Cofen/UniCEUB lança Manual de Direitos Humanos para a Enfermagem
O preceito que marca a prática da Enfermagem é o mesmo em que se funda a Declaração Universal de Direitos Humanos: a dignidade humana. A parceria Cofen/UniCEUB lançou manual baseado nos direitos humanos e sua interconexão com a prática da Enfermagem, de modo a propiciar aos profissionais a identificação dos instrumentos normativos que lhes permitem o enfrentamento de situações cotidianas de violação de direitos humanos. Saiba mais.
Fórum Social Mundial debate os impactos da EaD em Saúde
Realizado durante o Fórum Social Mundial, em Salvador, o II Fórum sobre os impactos do EaD na Formação em Saúde recebeu representantes do controle social do SUS para pactuar estratégias de defesa da qualidade da formação profissional. Representando o Cofen, a conselheira federal Dosrisdaia Humerez apresentou um panorama do EaD em Enfermagem, seguido de debate. O Cofen e Conselho Nacional de Saúde são contrários à graduação em saúde na modalidade EaD. Saiba mais.
Cofen e UnB discutem realização de estudo sobre Práticas Avançadas de Enfermagem
As Práticas Avançadas de Enfermagem ampliam o acesso e a resolutividade na atenção básica, aprofundando o trabalho interprofissional. Encontro entre o presidente do Cofen e representantes do núcleo de estudos de saúde pública da UnB discutiu a realização de estudo nacional para estabelecer um diagnóstico das ações realizadas nas diferentes regiões do país e analisar quais as práticas podem ser elencadas como Práticas Avançadas de Enfermagem. Saiba mais.
Mestrado do Sistema Cofen/Conselhos Regionais realiza aula inaugural
Composta por funcionários públicos efetivos dos conselhos, a primeira turma do mestrado institucional do Sistema Cofen/Conselhos Regionais participou iniciou, em março, as aulas na Universidade de Brasília (UnB). A mesa de abertura destacou a importância da parceria entre a universidade e entidades profissionais e parabenizou o Cofen pelo investimento na formação de seu quadro funcional. Saiba mais.
Para frear cesáreas, OMS emite novas recomendações para grávidas saudáveis
Em todo o mundo cerca de 140 milhões de nascimentos ocorrem anualmente, a maioria sem complicações para as mulheres e seus bebês. No entanto, nos últimos 20 anos, aumentou a ocorrência de intervenções, que eram usadas apenas para evitar riscos ou tratar complicações, como a aceleração do parto normal ou a realização de cesarianas. A OMS emitiu novas recomendações para estabelecer padrões de atendimento globais para mulheres grávidas saudáveis e reduzir intervenções desnecessárias. Saiba mais.
CNS debate descaracterização dos agentes de Saúde
O Conselho Federal de Enfermagem participou de reunião convocada pelo Conselho Nacional de Saúde, instância máxima de controle social do SUS, para discutir a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na Estratégia de Saúde da Família. O debate destacou os riscos de descaracterizar a profissão dos ACS, que, pela PNAB 2017 passariam a executar atividades típicas de técnicos de Enfermagem. Saiba mais.
Em meio à polêmica, Conad aprova resolução sobre drogas
O Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (Conad) aprovou resolução que facilita a transferência de recursos públicos para comunidades terapêuticas privadas que atuam no tratamento de dependentes. Polêmico, o documento foi aprovado por 16 dos 28 conselheiros. O Cofen se opôs à resolução. Saiba mais.

Fórum de Enfermagem e Carmen Zanotto propõem audiência sobre PL do Piso
Reunião entre o Fórum Nacional de Enfermagem e a deputada Carmen Zanotto debateu estratégias para ampliar a mobilização social e construir consensos sobre do PL 459/2015, que que estabelece um piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem.  É necessário trazer para a discussão o governo, as entidades patronais e os parlamentares, avaliaram. Saiba mais
Câmara de Fortaleza aprova Lei do Descanso para Enfermagem
A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou o projeto de Lei 033/2017 que regulamenta as condições de repouso para os profissionais de Enfermagem no município de Fortaleza.  Os locais destinados a repouso devem ser arejados, providos de mobiliário adequado, provido de conforto térmico e acústico, com instalações sanitárias adequadas, além de possuir área útil compatível com o número de profissionais. Saiba mais.

Manifesto sobre Saúde Mental abre diálogo com profissionais de Enfermagem
O Cofen lançou campanha com a proposta de discutir um tema que aflige atualmente milhares pessoas: a depressão e outras doenças da saúde mental. A iniciativa abre diálogo com os profissionais de Enfermagem sobre a importância da prevenção e dos cuidados que devem ser tomados.  A vida das pessoas passa pelas mãos da Enfermagem todos os dias e recebem cuidados, atenção, tratamento e cura. Mas e a vida do profissional, como está? Como estão se cuidando? Saiba mais sobre a campanha e acesse o manifesto sobre saúde mental publicado pelo Cofen.
Cofen publica nota sobre Amamentação Cruzada
Em cena da novela “O outro lado do paraíso”, transmitida pela rede Globo, a personagem enfermeira Suzy promoveu a amamentação cruzada, prática de mães amamentarem bebês de outras mulheres que apresentam dificuldades com o aleitamento. A amamentação cruzada pode trazer diversos riscos ao bebê, inclusive a transmissão de doenças infectocontagiosas. Após nota de esclarecimento do Cofen, a novela transmitiu cenas estimulando a doação a Bancos de Leite Humanos, prática segura e recomenda. Saiba mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário