quarta-feira, 21 de março de 2018

COFEN e UnB discutem realização de estudo sobre Práticas Avançadas de Enfermagem

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Neri, recebeu nesta terça-feira (20/3) a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, Maria Fátima de Sousa, a chefe do departamento de Enfermagem, Aline Oliveira, e a pesquisadora Maria da Glória Lima, do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da UnB, para discutir a realização de pesquisa sobre o contexto das práticas de Enfermagem na Atenção Primária.

Com participação da conselheira Nádia Ramalho e da pesquisadora Elisabete Paz, integrante da Comissão de Práticas Avançadas de Enfermagem do Cofen, o encontro discutiu a realização de estudo nacional para estabelecer um diagnóstico das ações realizadas nas diferentes regiões do país e analisar quais as práticas podem ser elencadas como Práticas Avançadas de Enfermagem.
A iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem dá seguimento às negociações com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) sobre a implementação das práticas avançadas no Brasil. As Práticas Avançadas de Enfermagem aprofundam o trabalho inter-profissional, tendo em vista a ampliação do acesso e da resolutividade na Atenção Primária à Saúde.
A pesquisa será coordenada pelo Núcleo de Estudos de Saúde Pública da UnB e seus resultados subsidiarão marcos normativos que garantam a autonomia dos enfermeiros com utilização de protocolos específicos para assegurar a qualidade e a segurança do atendimento à população.
Fonte_COFEN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha

Campanha