Imuniza SUS

quarta-feira, 14 de março de 2018

Simpósio debate Direitos Humanos dos pacientes e profissionais de saúde

O Simpósio de Direitos Humanos dos Pacientes e dos Profissionais de Saúde – Direitos Humanos para a Enfermagem teve início na manhã desta quarta-feira (14), no auditório da Fiocruz, em Brasília. Evento, realizado por uma parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Associação Lusófona de Direitos da Saúde (ALDIS), pretende debater a importância dos direitos humanos no contexto da saúde e da Enfermagem.
A mesa de abertura reuniu a vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira, a conselheira do Conselho Nacional de Saúde e colaboradora do Cofen, Ivone Martini, além de representantes do UniCEUB, da Fiocruz e do Ministério da Saúde. Também estiveram presentes representantes de diversas entidades da saúde como Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica (ABENFO), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN), Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem/DF, Secretaria Estadual de Saúde/DF, Sociedade Brasileira de Bioética, conselhos de classe, entre outros.
A primeira palestra do dia, da professora titular do UniCEUB Aline Albuquerque, apresentou os diversos princípios norteadores dos direitos humanos, especialmente na área da saúde e na Enfermagem. Segundo ela, os profissionais de Enfermagem são os personagens mais importantes nesse contexto: “A Enfermagem deve atuar como agente de proteção e promoção dos direitos humanos dos pacientes e dos profissionais, por ser a área mais próxima e intensa no cuidado”, afirmou a professora.
A programação do evento promoverá mesas-redondas que debaterão desde a violação dos direitos humanos, o papel da enfermagem e o direito dos pacientes, até ética institucional.
Conjuntamente com o simpósio, acontece o Seminário Internacional dos Direitos do Paciente e o lançamento do Manual de Direitos Humanos para Enfermagem, escrito pela professora Aline Albuquerque e pela enfermeira Ivone Martini.
Fonte_COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário